5 de janeiro de 2017

OS PERIGOS DA INTERNET EM SOCIAL KILLERS

Desde muito cedo, o ambiente policial sempre me fascinou. Séries, como CSI NY, e livros, a exemplo de Sherlock, me renderam ótimas lembranças da infância. Quando a Darkside anunciou que lançaria Social Killers, a premissa logo me chamou atenção: fatos verídicos decritos por dois policiais relatando histórias de serial killers que usavam a internet para aproximar das suas vítimas e cometer crimes. Dessa forma, conhecemos os socialkillers.



De uma forma concisa, mas muito bem detalhada, os dois autores nos levam a repensar os limites da rede e como utilizamos essa ferramenta, inclusive nesse momento. A forma como são relatados os casos é fantástica: com uma preocupação perene nos leitores com relação a interpretação do conteúdo, somos conduzidos a uma narrativa fluída, como se estivéssemos em frente um do outro, ouvindo instigantes casos policiais.


O livro, classificado para maiores de idade, demonstra toda a carga que a obra carrega. São casos que lemos e pensamos duas vezes na afirmativa "casos verídicos". Psicopatas, transtornos mentais, mortes insanas e mentes qualificadas para matar são algumas das cargas que somos levados a observar minuciosamente, além de ter um estômago preparado para imaginações à la CSI.

A preocupação com o leitor foi algo que me deixou surpreendido. A cada caso, lemos uma reflexão feita pelos autores para nos mostrar onde, como e com quem utilizamos a internet e os meios de comunicação. Repensando, aprendemos que estamos imersos num universo que não é possível acreditar em tudo e em todos que estão por trás de uma simples tela. O perigo está mais próximo do que se imagina. É real.

A insanidade, bem mais sombria do que esperava, pode ser encontrada nos relatos. Problemas psicológicos e distúrbios sérios são peças fundamentais na "montagem" desses planos suicidas. É preciso ter estômago firme para ler o desfecho que muitas vítimas levam por causa de uma troca de mensagens. No fim do livro, reiterando o caráter informacional e educador, há ensaios de Slate e Parker sobre como foi buscar esses casos e a importância de levar essas informações a outras pessoas, dicas de como se proteger, números para procurar ajuda, alertas e muita empatia. Tudo englobado num estilo "Questions&Answers" bem bacana, como se estivéssemos conversando com os dois numa delegacia nesse exato momento.


Social Killers foi uma das baitas surpresas, se não a melhor leitura, do ano de 2016. Aliado ao conteúdo, a Darkside presenteia os leitores com uma edição belíssima: capa dura, papel especial, diagramação incomparável e um cuidado que só a caveirinha sabe fazer. RJ Parker e JJ Slate ousaram e escreveram uma obra prima que além de entreter os amantes de suspense e casos policiais, informa e alerta sobre os perigos da internet, além de difundir isso para a geração mais conectada de todos os tempos.

Título: Social Killers.
Autores: RJ Parker e JJ Slate.
Editora: Darkside Books.
Páginas: 272.


Um comentário:

  1. Adoro a DarkSide por fazer edições desse tipo, e amo esse assunto desde que me entendo por gente. Fiquei bastante curiosa a respeito do livro (quero)! Gostei da resenha, ótima indicação!
    Beijos, Bel
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo