23 de maio de 2015

Alma? de Gail Carriger


Eu sempre tive a curiosidade de ler um steampunk. Primeiramente, por ser um genêro nunca lido e por ser bem diferente do meu estilo literário. Devo dizer que, Alma? era um dos desejados por causa da resenha da Raquel, lida há uns éons atrás.

Felizmente, consegui encaixar a leitura nesse mês e foi bem mais que eu esperava, não pensei que encontraria uma personagem tão marcante e inesquecível como Alexia Tarabotti. Alma? tem uma sociedade estruturada em seres sobrenaturais, como lobisomentes e vampiros, pessoas normais e pessoas sem alma, como Alexia, que possuem o poder de neutralizar qualquer sobrenatural.

A nossa protagonista tem uma personalidade bem diferente. Ácida, hilária, diferente, a senhorita Tarabotti é bem peculiar nos seus gestos. Até onde ela consegue se segurar, claro. Um vampiro se aproxima da solteirona (aquelas tias, vocês sabem, né?) em uma festa, mas não esperava que acidentalmente ela o matasse. Acidentalmente, só pra deixar claro pra vocês.



26 anos, e filha de um italiano, Alexia não se imaginaria numa situação dessas. Fugindo de todas as regras de etiqueta da sociedade Vitoriana, a notícia se espalha na cidade. Como tudo pode ficar pior, vários seres sobrenaturais começam a desaparecer misteriosamente, Obviamente, todos começam a desconfiar da inocente personagem.

Os casos aumentam, mas ninguém tem nenhuma pista. O que será que está acontecendo com a população londrina? Seu poder se tornará útil? Será que vai ter torta?

Sou bem sincero em dizer que Alma? não me fisgou de primeira. Arrastei umas 30 páginas com aquela sensação de: cadê uma coisa bem bombástica? Aguardei e veio. E o resto foi totalmente devorado por uma pessoa que não parava de rir das situações que Alexia se metia: eu.

Não imaginaria que encontraria em uma sociedade aos moldes antigos, uma personagem tão cômica. Eu acho que a peça chave foi o temperamento dela e o modo como o enredo foi elaborado. A base da população e as explicações foram bem estruturadas, principalmente quando pensamos: e os humanos? Foi tudo muito bem pensado.




A escrita é bem diferente, mas que cativa a cada página. De cunho detalhístico, Gail tece um enredo inteligente ao longo das 300 páginas. Os personagens são incríveis, cada um com sua personalidade ímpar, além da ambientação - que foi um ponto muito bem abordado, trazendo detalhes exclusivos da época que deu um maior envolvimento do leitor a estória. 

Alma? foi uma grande surpresa, acima de tudo. Eu recomendo visitá-la para uma tarde de chá com a senhorita Tarabotti. Garanto a você que ela trará muitas risadas, mistérios e bolo, sim, bolo! 

Título: Alma?
Título Original: 
Autora: Gail Carriger. 
Editora: Valentina.
Páginas; 308.

Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo