4 de junho de 2015

O discurso "Faça Boa Arte", de Neil Gaiman.


Desde que eu conheci a Raquel, do Pipoca Musical, é inevitável não começar a ler Gaiman. O amor que a senhorita Pipoca tem pelos livros dele contagia a gente, e foi o que aconteceu com Faça Boa Arte, um livro curtíssimo, mas inteligente e incrívelmente fantástico (adicione no skoob).

Apesar de ter lido pouco desse autor, já foi o bastante para ver a genialidade de Neil. Erros Fantásticos: Faça Boa Arte, lançado pela Editora Intrínseca, é um discurso feito por ele na formatura da Universidade de Artes, em 2012, na Filadélfia (confira o discurso em: https://vimeo.com/42372767). Durante 19 minutos, ele conseguiu encorajar os alunos de uma forma tão incrível, que seu discurso foi parar nas mãos do designer Chip Kidd, e uma brilhante ideia surgiu: transformar as palavras de Gaiman em um livro de projeto gráfico bacana.



Pode ser até estranho você comprar um livro que tem um vídeo na internet, mas é uma coisa bem útil quando se quer ler algo rapidamente num ônibus, ou quando se dá aquela falta de ânimo pra viver, aí Neil dá uma sacudida em você e diz: 


Imagine quão estranho é uma pessoa que fale pra você: cometa erros. É assim que Neil tece seu discurso: nas entrelinhas. Essa brilhante mente consegue falar tanto em tão poucas palavras que é quase impossível não sentir nada lendo Faça Boa Arte. 

O projeto gráfico do livro tá bem bonito, mesmo que simples. O que vale mesmo são as palavras magníficas que Gaiman discursou pra gente. Ele consegue ser engraçado, sério, e até mesmo sonhador, mas sabe encantar com uma simples frase. Não há muito o que falar sobre Erros Fantásticos, pois é o misto de sentimentos que adquirimos e refletimos durante a leitura que faz com que ele tome um lugar especial na estante.

É um livro diferente, mas com uma proposta marcante. Se aventurem nos erros fantásticos, e nunca se esqueçam: make good art.




2 comentários:

  1. Meu Deus! Virou livro??!! Sério, isso? Necessito! Eu já vi o vídeo no youtube e achei ma-ra-vi-lho-so. Neil Gaiman tem um jeito com as palavras que é único e encantador <3 Gente, e ainda é capa dura, socorro ;________;
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! VIROU SIM, FELIZMENTE <3

      As palavras de Gaiman encantam mesmo, ele consegue falar tanto em tão poucas palavras. E a edição, como disse, mesmo que simples, tá lindona! Vale muito a pena! :)

      Italo.

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo