28 de janeiro de 2016

CAÇADORES DE TROLLS, DE GUILHERMO DEL TORO E DANIEL KRAUS



Guilhermo Del Toro não é um nome estranho para as artes cênicas. Diretor de diversos filmes, me impressionou e cativou com a fantasia de "O Labirinto do Fauno", lançado em 2006. Quando anunciado o lançamento de "Caçadores de Trolls", não poderia de deixar essa parceria dele com o, também diretor, Daniel Kraus.

Se a parceria literária rendeu bons frutos? É inegável o talento desses dois em criar fantasias tão bem. "Caçadores de Trolls" conta a história da vida de Jim: um garoto super protegido pelo pai neurótico, é um zé ninguém na sua escola (e o saco de pancadas preferido de um esportista maioral) assim como seu melhor (e único) amigo: Bola. Além disso, tem uma paixão platônica por uma garota (que nem imagina a existência do nosso protagonista). 



E como se já não bastasse uma vida cheia de desafios, o destino lança mais um para a vida de Jim: salvar o mundo de furiosos trolls. Há 45 anos, a epidemia das Caixas modificou a vida da cidade há muitos anos, quando diversas crianças começaram a desaparecer sem motivo (e pistas) algum. E foi nesse tempo, que seu pai sofreu um dos maiores traumas de sua vida. Cinco décadas depois, tudo que parecia invenção ou loucura do seu pai, volta a tona quando seres monstruosos, feios e terríveis começam a atormentá-lo, despertando uma nova aventura: caçar trolls.

Caçadores de Trolls é um livro magnífico. Queria muito poder contar mais dessa história, mas perderia a maioria das surpresas. E elas impressionam, acredite! A história, a primeiro ver, parece simples, normal e o mesmo do que vimos em muitas sagas nas livrarias: personagem estranho, monstros e muitos mistérios.


Entretanto, os autores construíram uma fantasia infantil tão rica e fascinante que é impossível não se apaixonar. Foi muito interessante como eles criaram algo inédito com coisas usuais (como monstros, trolls e crianças) e isso fez total diferença a narrativa. A história dos trolls, a vivência, seus diversos tipos, os vícios, como matá-los são algumas das sacadas, geniais, que tornam a obra encantadora.

É um daqueles livros que não dá pra largar. Mesmo para os mais velhos, se torna um infantil divertido e fascinante. A escrita de ambos é muito fluída e minuciosa e tenho certeza que a Netflix fará uma bela adaptação para obra, já que a riqueza de detalhes, mistérios e um humor não falta. Foi uma daquelas leituras ótimas pra começar o ano bem.


Uma mistura de talento, altas risadas e muita criatividade: Caçadores de Trolls encanta e já abre a lista de favoritados do ano. A edição, a cargo da Editora Intrínseca, tem uma textura soft touch e é ilustrada: SIM! Estonteantemente escrito (e produzido): é um passaporte obrigatório para o mundo desses monstrinhos (uns fofinhos, outros nem tanto).

Título: Caçadores de Trolls.
Título Original: Trollhunters.
Autor: Guilhermo Del Toro e Daniel Kraus.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 340.
Avaliação: 4/5.

Um comentário:

  1. Oi, Italo!
    Já sou fão do Del Toro há algum tempo, e esse livro parece ser bem legal, com os autores escolhendo algo que muita gente nem lembrava que existia, e trazendo de volta com simplicidade. Adorei a capa, parece ter uma edição linda! Vamos ver se leio em breve!
    Beijos, Bel
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo