8 de outubro de 2016

A SÉRIE DOS PECULIARES E A GENIALIDADE DE RANSOM RIGGS


O primeiro volume será lançado pela Intrínseca no próximo mês. Atualizaremos as fotos em breve! ;)
As sombrias capas da série "O Lar das Crianças Peculiares" sempre me chamaram atenção. Aliás, não é todo dia que encontramos crianças tão sombrias e edições tão assustadoras nas livrarias. A premissa poderia ser uma entre tantas que falavam dos pequenos com seus grandiosos poderes - entretanto, Ransom Riggs demonstrou que veio para conquistar os leitores do mundo inteiro. 
“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo.”
O enredo relata a vida de Jacob, um adolescente aparentemente normal que sempre escutou fantasiosas histórias de seu avô. Crianças que voavam, pequeninos que manipulavam fogo e que faziam vespas sair pelas bocas: foram nessas histórias que construiu boa parte da sua infância. E depois de todos esses anos, o garoto não acreditava mais no que considerava delírios de um ex-soldado que passou por muitos momentos de crueldade.
"Essa era a terrível verdade da qual meu avô tentara me proteger." 
Até que um dia, a verdade veio a tona. O seu avô ligava desesperado - e a partir daí, tudo se transformou. Jacob descobre que seu passado estava bem mais ligado aquelas falatórias do que ele imaginava - e por mais inacreditável que parecesse: era verdade. O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares era real.

SOBRE A SÉRIE 
Composta por três volumes, a trilogia "O Lar das Crianças Peculiares" se divide em: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (lançado pela Leya em 2012 e com direitos adquiridos pela Intrínseca para Novembro de 2016), Cidades dos Etéreos (Intrínseca, 2016) e Biblioteca de Almas (Intrínseca, 2016). Com edições em capa dura e jacket, além de diagramações e impressão impecáveis, Intrínseca mostra primazia e muito amor na edição dos peculiares.


A história se inicia fundamentando muito bem os personagens, o ambiente e toda a vida do protagonista - o leitor, a cada capítulo, anseia em encontrar as admiráveis crianças, que tardiamente aparecem no livro. A demora é totalmente compreensível quando, depois da trilogia completamente lida, observamos as informações se entrelaçando e cada parte sendo fundamental para o entendimento. 

Os personagens são esplêndidos e regados de personalidade. É incrível a capacidade do autor de situar o leitor na fantasia: você se sente parte daquilo. Você se sente peculiar. Você sofre e chora de alegria com cada conquista. O modo como cada criança é abordada - com suas histórias e desafios de vida - é encantador. A construção de elementos para a trama foi uma coisa que realmente me chamou atenção: não é uma mesmice literária, é algo muito bem arquitetado e com toda uma mitologia fortemente explicada.


Fendas temporais, viagens no tempo, poderes mágicos: são algumas das coisas que podemos esperar da história. Aliado a isso, Ranson teve uma ideia de poucos em inserir na trama a fotografia. Entre os capítulos, diversas imagens (em tons antigos, estranhas e super enquadradas no enredo) são descritas no andar da leitura e ajudam a quem lê na materialização do universo mágico.

Com algumas ressalvas em relação a finalização dos livros (poxa, Riggs!), é uma série incrível. O mundo dos Peculiares, sem sombra de dúvidas, é um baita universo a se adentrar. A escrita é fluída e impossível de largar enquanto não se sabe o destino desses garotos - cheio de controvérsias e de perder o fôlego, de antemão.

Muitos pontos me fizeram admirar a produção da série. Por isso, contarei um pouco a cada dia na Semana Peculiar - acompanhe todos os posts clicando aqui.



Um comentário:

  1. Olá!
    Essa série de livros tá na minha lista de desejados faz um tempinho, parece ser uma história incrível e inusitada, não vejo a hora de poder ler. Essa edição, então, tá muito maravilhosa! Ótimo post :D

    (letitbela.com)

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo