Logo no prólogo conhecemos Leo Plumb, o motor inicial dessa história. Casado, mas insatisfeito com a esposa; irmão mais velho dos quatro, porém indiferente em relação à família. Impaciente e entediado na festa do casamento de seu primo, ele acaba se envolvendo com uma garçonete e os dois deixam a festa em seu carro, fazendo o possível para não serem vistos. É nessa fuga que sofrem um grave acidente, o qual foi um empurrão para os problemas que vêm a seguir.
Sem dinheiro para lidar com as consequências do acidente — que não incluem somente ele, mas também a garçonete —, Leo toma a decisão, com a ajuda da mãe, de usar o dinheiro guardado há tanto tempo e prestes a ser dividido entre os irmãos. Isso só pode dar confusão, principalmente porque, no momento em questão, essa grana seria de grande utilidade para Melody, Jack e Beatrice.
A sinopse do livro havia me deixado muito interessada em ler e descobrir o impacto que o dinheiro poderia causar nas relações familiares (e isto fica bem claro durante a leitura), no entanto, acredito que minhas expectativas estavam altas. A Grana tem uma boa história, mas faltou alguma coisa para mim. Em certas partes me peguei confusa quanto ao momento de alguns acontecimentos e quanto aos pontos de vista diferentes. Este último pode ser (e foi) um grande aliado para nós compreendermos a história de vários ângulos, contudo, com o corte do fim do capítulo, o acontecimento sob o ponto de vista de personagem X só seria retomado capítulos depois, ou através do ponto de vista de outra pessoa.
Por outro lado, a escrita da autora em si é bem tranquila e flui rapidamente, então, se algo me desmotivou em algum momento, com certeza não foi a forma de escrever a história — mesmo que estejamos falando de sérios problemas de família, tudo é narrado com leveza. É possível também conhecer quem são os Plumb, como é a relação deles entre si e com outros, de forma realista, pois eles são apresentados sem máscaras para nós, leitores. Apesar de, no início, sentirmos distância entre eles, um ponto positivo é vermos como o que aconteceu com Leo pode fazer com que os irmãos se unam. É uma pena que eu não tenha conseguido uma conexão forte com os personagens a ponto de sentir falta deles quando o livro acabou.
Quando escolhi A Grana, havia apenas lido a sinopse e me interessado bastante. Então, quando vi essa capa maravilhosa, não vou mentir: fiquei babando. A capa da versão americana também é exatamente essa, e que bom que a Intrínseca a manteve, pois é linda assim como toda a diagramação do livro, que é muito bem trabalhada. Como o livro divide opiniões, é válido indicá-lo para todos que se interessam pelo tema e/ou ficaram curiosos em como a família vai resolver essa situação inusitada.
Título: A Grana
Título original: The Nest
Autora: Cynthia D'Aprix Sweeney
Páginas: 335
Oi, Ayanna!
ResponderExcluirSempre que vejo esse livro na livraria fico babando por essa capa, mas não sei porquê a sinopse não me interessou tanto...Achei que seriam apenas brigas familiares sobre a herança, mas achei sua resenha bem legal, me despertou curiosidade! :)
Beijos,
Giulia | 1livro1filme.com.br